Segunda-feira, 15 de janeiro

< Voltar

15/01/2018

O fim de semana foi marcado pela violência no Rio, mais uma vez. No sábado, uma mulher grávida de 8 meses foi baleada. O delegado achado morto dentro de um porta-malas foi enterrado, e tiroteios levaram medo aos moradores do Jacarezinho, onde a polícia procura os suspeitos de assassiná-lo. Moradores de São Paulo e do Rio fizeram filas nos postos de vacinação para se protegerem da febre amarela. No esporte, o lance mais surreal do domingo aconteceu em um jogo do PSG e não foi um drible do Neymar.

\n\n

De chorar

\n\n

Mais uma tragédia. Grávida de 8 meses, Michelle Ramos da Silva levou um tiro na cabeça em uma tentativa de assalto na Baixada Fluminense. Os médicos tiveram que fazer uma cesárea, e tanto a mãe quanto o bebê estão internados em estado grave. O pai da criança, que viu a mulher ser baleada, desabafou no hospital e pediu orações:

\n\n

'A gente acredita muito em milagre, acredita muito na vida. Creio que os dois vão sair dessa', diz Wallissom Araújo

\n\n

Mais violência

\n\n

A polícia do RJ procura Wendel Luís Silvestre, suspeito de participar da morte do delegado Fábio Monteiro, achado morto dentro de um porta-malas na sexta (12). Silvestre foi condenado por tráfico e já estava foragido. Na busca pelo suspeito, policiais civis fizeram operações durante o fim de semana na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte. Tiroteios deixaram os moradores sob fogo cruzado.

\n\n

Wendel Luis Silvestre, apontado pela Polícia Civil como suspeito da morte do delegado Fábio Monteiro (Foto: Reprodução/ GloboNews)

\n\n

Pouca água

\n\n

O racionamento de água no Distrito Federal completa um ano nesta semana, e o G1 publica uma série de reportagens para mostrar o impacto da crise hídrica no dia a dia da população. No primeiro capítulo, especialistas traçam cenários para o futuro e sentenciam: a era da abundância chegou ao fim. Hoje, reportagem mostra os números da crise e aponta que a população deixou de gastar quase 980 litros de água por segundo em 2017.

\n\n

Régua marca volume do Descoberto (Foto: TV Globo/Reprodução)

\n\n

O que mudou

\n\n

O massacre de 26 presos dentro no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, completa 1 ano. A maior penitenciária do estado foi reconstruída e ganhou reforço na segurança, mas abriga hoje ainda mais presos do que naquela época. Eram 1,2 mil no ano passado e são mais de 2 mil agora. Detalhe: a capacidade é de 620 presos. Ninguém foi punido pela matança e há 16 detentos desaparecidos desde então.

\n\n

Após as reformas realizadas em Alcaçuz, os presos voltaram a ficar atrás das grades (Foto: Anderson Barbosa/G1)

\n\n

Febre amarela

\n\n

Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro encararam filas no fim de semana para tomar a vacina da febre amarela. A confirmação de novas mortes causadas pela doença elevou o alerta no Sudeste. Em SP, são 21 vítimas até agora. No RJ, há 1 morte confirmada neste ano e outras sob investigação. O governo paulista quer antecipar o início da campanha de vacinação marcada para o dia 3. A ideia é usar a dose fracionada para imunizar moradores de 53 cidades.

\n\n

Após morte por febre amarela, cresce busca por vacina em Teresópolis (RJ)

\n\n

Caminhada

\n\n

Temer saiu para caminhar com os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Torquato Jardim (Justiça). O grupo andou do Palácio do Jaburu, residência do presidente, até o Palácio da Alvorada, onde houve uma reunião sobre economia. O trajeto tem 1,5 km. Depois, sem Meirelles, voltaram pelo mesmo caminho. Perguntado se o ministro não havia "aguentado o tranco", Temer brincou:

\n\n

‘Meirelles aguenta bem o tranco da economia’, diz Temer

\n\n

Polêmica no Chile

\n\n

O governo do Chile pediu uma investigação ao Banco Mundial após o economista-chefe da instituição, Paul Romer, revelar que relatórios sobre o país foram manipulados por "motivações políticas". Segundo ele, o banco alterou dados para piorar o índice de competitividade atribuído ao Chile no governo de Michelle Bachelet, de centro-esquerda. No período, os estrangeiros passaram a investir menos no país.

\n\n

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, durante evento em janeiro de 2018 (Foto: Yamil Lage/AFP)

\n\n

Tragédia na estrada

\n\n

Um grave acidente na rodovia BR-251, no norte de Minas Gerais, causou 13 mortes e deixou mais de 30 feridos. A tragédia foi causada por um caminhão na contramão e envolveu outros 6 veículos. 11 vítimas foram identificadas em Montes Claros. Uma das sobreviventes relatou o acidente. Veja no vídeo:

\n\n

'Só ouvi gritos,estava tudo escuro. Muito vidro', diz vendedora que viajava de ônibus entre SP e PB

\n\n

Salão de Detroit

\n\n

A primeira grande feira de carros do ano começa nesta segunda (15), e o G1 está em Detroit para mostrar as novidades. Lançamentos de picapes devem ser destaque.

\n\n

Salão de Detroit é voltado para o mercado americano (Foto: Saul Loeb / AFP)

\n\n

Que é isso, seu juiz?

\n\n

O PSG venceu mais uma e continua disparado na liderança do Francês, mas o destaque do jogo contra o Nantes foi o juiz. Em uma cena surreal, Tony Chapron trombou com o zagueiro brasileiro Diego Carlos, tentou chutá-lo e depois ainda sacou o cartão vermelho. Duvidou? Veja no vídeo:

\n\n

Juiz se confunde e expulsa brasileiro em jogo do campeonato francês

\n\n

Decepção

\n\n

O brasileiro Vitor Belfort faria sua despedida no UFC, mas a luta foi cancelada após o adversário, o jamaicano Uriah Hall, passar mal momentos antes da pesagem. A organização agiu rápido e agendou uma nova luta para março, desta vez contra Michael Bisping em Londres.

\n\n

O lutador brasileiro Vitor Belfort (Foto: Evelyn Rodrigues)

\n\n

Assédio sexual

\n\n

Na semana passada, 100 francesas divulgaram uma carta defendendo que os homens deveriam ser "livres para importunar" as mulheres, considerando a prática "indispensável à liberdade sexual".

\n\n

Diante das recentes denúncias de abuso sexual na indústria do entretenimento, elas defenderam que está surgindo um novo "puritanismo".

\n\n

A carta provocou polêmica e, neste domingo, a atriz Catherine Deneuve pediu desculpas às vítimas de assédio.

\n\n

 

\n